segunda-feira, 27 de julho de 2015

Fundamentos do Feng Shui- Chi/ Yin e Yang



CHI - Para os chineses, o chi tanto é energia , como respiração. É a energia da criação conhecida como Qi no Japão, Prana na Índia e no Ocidente, Espírito Divino. Quando o chi é saudável, tudo se mantém em equilíbrio, entretanto, quando é excessivo, podem ocorrer diversos fenômenos na natureza. Se o chi é insuficiente, as situações de vida tornam-se “travadas”, bem como a respiração. Neste caso, as áreas da vida (correspondentes a o baguá) ficam estagnadas. Quando as energias de um ambiente estão estagnadas, dizemos que há uma grande quantidade de energia Cha (energia perversa).
O Chi, enquanto Respiração compreende ainda uma das nossas principais fontes de alimentação. Respira é a primeira coisa que fazemos, quando nascemos e também a última, antes da morte.


Yin e Yang -  A visão oriental de Unidade é representada através de um círculo preenchido na sua metade da cor preta, e na outra, da cor branca. A metade branca recebe ainda um ponto negro e a metade preta, um ponto branco, mostrando que tudo é unido no Universo. Estas energias fluem uma da outra, criando um fluxo de energia quando estão equilibradas. São elas, portanto, as responsáveis por governar o “chi” em todos os ambientes e pessoas.
Aqui, o conceito de equilíbrio é fundamental. Por isso dizemos que quando algo ou alguém está sobrecarregado de energia yang, deve- se introduzir a energia yin. O oposto também acontece. Exemplos de energia yin e yang:

(Chandra Veeresha)
PRINCIPAIS BLOQUEADORES DO CHI NO AMBIENTE

Yin
Yang
Escuro
Claro
Lua
Sol
Interior
Exterior
Negativo
Positivo
Terra
Céu
Rios
Montanhas
Feminino
Masculino
Sombra
Brilho
Silêncio
Barulho
Relaxamento
Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário