sexta-feira, 24 de abril de 2015

A energia primordial na cultura hinduísta

Feng Shui é para todo o mundo. tanto verdade que na Índia existe um método de harmonização de ambientes chamamos Vastu shastra muito semelhante ao Feng Shui onde cada divindade representa uma área da sua vida e corresponde ao baguá, trazendo esta visão para o Feng Fhui chinês. 
Dentro deste pensamento, estou postando uma explicação sobre a energia da Grande Mãe, que sera Deus/Deusa manifestada de diversas formas e sobre vários aspectos. Dizem que hindus são politeístas, Hindus são monoteístas. Deus cria e depois se multiplica. 
Em breve posto aqui alguma explicação sobre Vastu Shastra para voces que ainda não tive a oportunidade de me aprofundar. (Chandra Veeresha)
Haribol!

ADI SHAKTI - GRANDE MÃE
Para o hinduísmo o idealizador do mundo, para realizar seu desejo, precisa de um poder executivo, de uma energia que materialize sua intenção; essa energia é a Shakti, sua primeira manifestação, seu complemento, nascido de Si mesmo. Sem a Shakti, a Deusa, não há manifestação da criação. Num mundo cuja essência é energia é implícita a necessidade de dois polos aparentemente opostos, mas que são complementares. Já que a matéria não é estável, pois é pura energia organizada no espaço-tempo. O masculino e o feminino, o poder idealizador e o poder materializador. A deusa é a força de coesão, a força centrípeta, que organiza a matéria. Ela é o receptáculo e o sustentáculo de toda a criação manifestada.
COMENTÁRIO
Como energia que movimenta a vida manifestada, a deusa é una e é múltipla. É por isso que ela tem muitos nomes e formas, que podem parecer contrários, mas que são aspectos da unidade na diversidade das expressões de seu poder. A deusa é a energia primordial em movimento, a shakti, é também a origem dos ciclos do tempo. O culto à serpente está ligado à shakti-kundalini. A kundalini (serpente) é a energia adormecida e enrolada no início da coluna vertebral e, quando se desenrola, abre os portais da percepção superior. Por isso Shiva é sempre representado com serpentes em volta do pescoço braços e cintura, e Kali, um dos aspectos da deusa, em alguns lugares da Índia é representada envolta em várias serpentes.

Fonte: www.mitologiacomentada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário